top of page

Campo Duração - Tipo - Percentuais

Atualizado: 28 de mai. de 2020


Duração = Tempo efetivo de obra ou Tempo de obra????

A forma de cálculo da Duração da Tarefa depende diretamente do campo TIPO. Há três tipos: Duração Fixa, Trabalho Fixo ou Unidade Fixa.

Quando o Tipo é Duração Fixa (inclusive as tarefas de resumo), a Duração expressa a diferença entre Data de Término e a Data de Início da tarefa.

Duração = Data de Término - Data de Início - Folgas do calendário

Quando o Tipo é Unidade Fixa ou Trabalho Fixo, a Duração expressa o período em que há trabalho ativo, ou seja, o tempo útil da Duração.

Na diferença entre a Data de Término e o Início da tarefa, o cálculo da Duração, subtrai o tempo relativo à divisão de trabalho e ao período de folga.

Duração = Data de Término - Data de Início - Divisão do trabalho - Folgas do calendário.

A Tarefa de Resumo é sempre Duração Fixa.

No exemplo acima, as tarefas têm um recurso declarado, o calendário padrão é de 8 horas de segunda a sexta, entre 9:00 e 18:00 hs. Existe uma divisão de tarefa entre os dias 27/10/2016 e 31/10/2016. Há 10hh de trabalho na tarefa, onde 8hh no 26/10 e 2hh no dia 31/10.

Possuem a mesma data de início (26/10/2016 9:00) e a mesma data de término (31/10/2016 11:00), porém a coluna Duração mostra tempos diferentes para quando Tipo está selecionado para Duração Fixa.

Por quê?

Quando Duração Fixa está selecionado no campo Tipo, a coluna Duração expressa a diferença entre a Data de Término e a Data de Início da tarefa, ou seja, 26horas.

Quando Trabalho ou Unidade Fixa está selecionado no campo Tipo, a coluna Duração exxpressa a Duração enquanto houver trabalho ativo, ou seja, 10 horas.

OBS: Se não houver recurso declarado, ou seja, trabalho nulo, ocorrem as mesmas situações para cálculo da Duração.

Atualização dos campos de Porcentagem

1º Caso do conceito de Duração

Quando Tipo é Unidade Fixa ou Trabalho fixo, o campo Duração expressa o tempo em que há trabalho ativo. O campo Duração não acumula folgas nem tempo das divisões de trabalho.

% Trabalho Concluído e o campo Trabalho Real deverão ser usados para atualização. Eles vão expressar a quantidade de obra executada e atualizarão automaticamente o valor de Duração Real.

O campo Duração Restante poderá ser usado para que possa determinar a redistribuição do Trabalho Restante (aumentando, com isso, a Duração Total) ou zerar seu valor para concluir totalmente a tarefa (% Trab Concluído = 100%).

Neste caso, o % Concluído vai ter uso apenas para digitação, NÃO correspondendo ao andamento da Duração Real.

A Barra de Andamento no gráfico de Gantt expressa o % Trabalho Concluído.

2º Caso do conceito de Duração

Quando Duração Fixa está selecionado no campo Tipo, o campo Duração expressa a diferença entre a Data de Término e a Data de Início da Tarefa.

O % Concluído atualiza o campo Duração Real e o % Trabalho Concluído atualiza o campo Trabalho Real.

Os campos de Percentual se tornam independentes entre si, assim como as atualizações dos campos de Duração Real em relação ao Trabalho Real.

A Barra de Andamento no gráfico de Gantt expressa o %Concluído.

OBS: Se recurso não é declarado, somente o % concluído terá efeito, uma vez que trabalho será nulo.

TESTES DE ACOMPANHAMENTO:

* CONSIDERE NOS TESTES, QUE, NA AGENDA, CADA RECURSO ESTARÁ ALOCADO 100% DE SUA CAPACIDADE DE PRODUÇÃO.

* IMAGINE UMA TAREFA E PROFISSIONAIS DE SUA ÁREA NA HORA DE TESTAR NO MS-PROJECT.

1) UM MESMO PROFISSIONAL EXECUTA DUAS TAREFAS AO MESMO TEMPO (0,5 EM CADA) DURANTE 4 HORAS.

AO FIM DAS 4 HORAS, ESSE PROFISSIONAL REALIZOU 50% DA PRIMEIRA TAREFA E 100% NA OUTRA.

COMO REGISTRAR ISTO NO MS-PROJECT????

OBS: PEDIU DUAS HORAS A MAIS PARA TERMINAR A 1ª TAREFA

2) DOIS PROFISSIONAIS, QUE POSSUEM A MESMA FUNÇÃO E ESTÃO EXECUTANDO UMA MESMA TAREFA, EXECUTARAM , AO FINAL DE 50% DO TEMPO DE OBRA, 70% DO SERVIÇO PREVISTO.

COMO REGISTRAR ISTO NO MS-PROJECT????

3) DOIS PROFISSIONAIS, QUE POSSUEM A MESMA FUNÇÃO E ESTÃO EXECUTANDO UMA MESMA TAREFA.

AO FINAL DE 50% DO TEMPO DE OBRA, O PRIMEIRO PROFISSIONAL EXECUTOU 70% DO SERVIÇO PREVISTO EO 2º PROFISSIONAL 60%. A AGENDA MARCA 8 HORAS DE DURAÇÃO DA TAREFA.

COMO REGISTRAR ISTO NO MS-PROJECT????

4) DOIS PROFISSIONAIS (QUE POSSUEM FUNÇÕES DIFERENTES) ESTÃO EXECUTANDO UMA MESMA TAREFA.

EXECUTARAM 70% DO SERVIÇO PREVISTO , AO FINAL DE 50% DO TEMPO DE OBRA,. A AGENDA MARCA 8 HORAS DE DURAÇÃO DA TAREFA.

COMO REGISTRAR ISTO NO MS-PROJECT????

5) DOIS PROFISSIONAIS, QUE POSSUEM FUNÇÕES DIFERENTES, E ESTÃO EXECUTANDO UMA MESMA TAREFA.

AO FINAL DE 50% DO TEMPO DE OBRA, O PRIMEIRO PROFISSIONAL EXECUTOU 70% DO SERVIÇO PREVISTO E O 2º PROFISSIONAL 60%. A AGENDA MARCA 8 HORAS DE DURAÇÃO DA TAREFA.

COMO REGISTRAR ISTO NO MS-PROJECT????

6)* IMAGINE UMA TAREFA E PROFISSIONAIS DE SUA ÁREA NA HORA DE TESTAR NO MS-PROJECT.

Há uma tarefa de 20 dias de duração, com 5 recursos diferentes atribuídos.

Ao final da metade do tempo disponível de obra, é anotado que 3 profissionais trabalharam conforme agendado. Os outros dois, atingiram 70% do que estava agendado para os 10 dias..

Para recuperar a Linha de Base, mais dois profissionais foram alocados para ajudar os dois que se atrasaram. O trabalho, para os 4, foi distribuído igualmente no restante do tempo disponível (no caso 10 dias).

COMO REGISTRAR ISTO NO MS-PROJECT????

7) * IMAGINE UMA TAREFA E PROFISSIONAIS DE SUA ÁREA NA HORA DE TESTAR NO MS-PROJECT.

Há uma tarefa de 20 dias de duração, com 2 recursos diferentes atribuídos (rec1, rec2).

Os profissionais possuem alta capacidade de produção e cada um chega, normalmente, a 80% de produção útil diária, 400% de capacidade de produção de cada recurso.

São 10 horas de jornada diária, de segunda a sexta.

EM OUTRAS PALAVRAS:

Tenho 5 profissionais de cada recurso a 80% com 20 dias de execução de 10h/dia =

trabalho total = 5 * 2 * 0,8 * 20 * 10 = 800hh

trabalho por dia = 40hh

COMO REGISTRAR ISTO NO MS-PROJECT????

8) a tarefa inicia dia 10 e foi reagendada para dia 12.

problemas do reagendamento na mão - restrições

9) entre o dia 10 e 12, adiantar uma tarefa que estava prevista para o dia 15

10) Acompanhar custo de um recurso tipo custo

Foi disponibilizado R$1000,00 para combustível em um transporte de um material durante 5 dias. Esse valor deverá ser distribuído pelos dias de duração da viagem no planejamento.

Durante a viagem, os seguintes registros de gastos foram feitos:

R$ 800,00 R$ 1.200,00 R$ 250,00 R$ 750,00 R$ 1.000,00

COMO REGISTRAR ISTO NO MS-PROJECT????

11) Tarefa tem custo fixo de 876,47 planejado. Já houve um gasto de R$ 200,00.

Atualize pelo Custo Real.

Qual o % do custo real em relação ao que havia sido planejado.?

COMO REGISTRAR ISTO NO MS-PROJECT????

12)

.


 
 
 

Comentários


  • Facebook Classic
  • Twitter Classic
  • Google Classic
Posts Recentes
Search By Tags
bottom of page